“Todos os times têm uma torcida. O Corinthians é uma torcida que tem um time.”


“O CORINTHIANS SERÁ O TIME DO POVO E O POVO É QUEM VAI FAZER O CORINTHIANS." (Miguel Bataglia, primeiro presidente do Corinthians, na primeira reunião da diretoria, em 1910)






segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Segundo tombo no Brasileirão - Diante do Avaí: 3 a 2 na Ressacada


É, amigo da Casa Corintiana, perdemos mais uma. Perdemos, mas podíamos ter matado o jogo ainda no primeiro tempo. Nada contra o Alex, que ainda nos vai dar muitas alegrias, mas a saída do Danilo foi catastrófica para o Timão.

O time jogava bem, tocava a bola, envolvia o Avaí, controlava  a partida. Aí veio o segundo tempo. O Corinthians bateu cabeça e perdeu a segunda no campeonato. Liédson faz falta. Emerson sabe jogar, mas Liédson não é de perder oportunidades. Júlio César, o goleiro, faz falta. Chicão faz falta.

Lógico que ainda estamos na briga. Somos líderes, mas depois do jogo entramos no anticlímax. Já vimos diversos filmes com esse enredo. Tudo caminha bem e depois o trem descarrila. Nessas horas, o importante é manter o otimismo, mas não está fácil.

O Avaí é um dos piores times do Brasileiro. Seus jogadores são apenas esforçados. E entregamos três pontos para os catarinas... Isso vai fazer uma falta lá na frente... Ainda bem que o time do Morumbi levou uma sapecada do Vasco senão ia encostar ainda mais na gente. O Flamengo do Ronaldinho ronda a liderança. Aquele time que tem um porco como mascote e um atacante apelidado de gladiador também está na cola. Não tem mais gordura para queimar.

E os torcedores daqueles três times chamados de grandes do futebol paulista vivem a se preocupar com o Timão. Se não existisse o Corinthians acho que essa gente não ia ter prazer nenhum na vida. Eles comemoram mais nossas derrotas do que suas próprias vitórias. Um caso psicótico de elevado grau. Assustador. É o tal do fanatismo contrário. Tem quem ama demais seu time e outros que odeiam demais o tome dos outros.

Mas, deixando de lado as análises sobre nossos adversários (até parece que nos tratam como inimigos tal a bronca exacerbada com o campeão dos campeões), quarta-feira temos uma ótima oportunidade de reencontrar a trilha das vitórias nesta floresta de feras. Vamos enfrentar o América mineiro, o pior time do campeonato. Jogo em casa, jogo para reabilitar, jogo para manter a dianteira, jogo para não vacilar.

Vai Corinthians! Aos adversários, roam os cotovelos que o Timão é bem maior do que vitórias ou derrotas. Resultados dos jogos são contingências da vida. Torcer para o Corinthians é um estado de espírito que supera placares e campeonatos. Ser corintiano é estar em evidência, independente de qual seja a posição na tabela.

O meu amigo Reginaldo Dias, professor, historiador, escritor e corintiano antenado, manda dizer que o Anderson Silva, aquele campeoníssimo do UFC, agora é atleta do Corinthians. Anderson já é corintiano de coração. Só faltava referendar a paixão. Em tempo de derrotas, às vezes é bom mudar de assunto ficando no mesmo assunto: Corinthians.

Nenhum comentário:

Postar um comentário