“Todos os times têm uma torcida. O Corinthians é uma torcida que tem um time.”


“O CORINTHIANS SERÁ O TIME DO POVO E O POVO É QUEM VAI FAZER O CORINTHIANS." (Miguel Bataglia, primeiro presidente do Corinthians, na primeira reunião da diretoria, em 1910)






sábado, 5 de março de 2011

Elisa, a torcedora símbolo, que amava o Corinthians muito além das vitórias e derrotas

A torcedora de alma preta e branca
Impossível medir a torcida do Corinthians. O Censo demandaria tempo, muito dinheiro e o número apura o logo estaria ultrapassado pois novos torcedores, sobretudo crianças, juntar-se-iam à Nação Corinthiana. O processo iniciou-se há exatamente 92 anos e jamais parou.

Quem personifica essa história é D.Elisa Alves do Nascimento ou simplesmente Elisa, torcedora símbolo do clube. Elisa nasceu em 1910, ano de fundação do Corinthians, em Tietê. De família pobre começou a trabalhar cedo. Na Capital, graças a seu talento para culinária não teve dificuldade de conseguir trabalho e tornou-se uma cozinheira muito requisitada. Logo se interessou pelo futebol e a convivência no meio operário levou-a a se tornar amiga de um dos fundadores do Corinthians, Antonio Pereira.

Presença infalível nos jogos do time passou a ser notada e admirada por torcedores e dirigentes. Junto com um grupo de amigas, bandeira em punho, aplaudia e incentivava seu onze querido. Nos bons e maus momentos. Desses houve muitos nos anos 60 e 70 mas ninguém viu ou ouviu Elisa maldizer o time, xingar (impossível) um jogador ou mesmo atacar torcedor de time adversário.


Caso Elisa tivesse nascido às margens do Tamisa, não do Tietê, teriam lhe creditado a invenção da palavra fair play. O Barão de Coubertin, criador das Olimpíadas modernas, caso a conhecesse, por certo dar-lhe-ia Medalha de Ouro, por encarnar, como torcedora, o ideal olímpico. Jogadores e torcedores não concebiam estádio sem sua presença. Elisa morreu aos 77 anos, no dia 1 de agosto de 1987. Mas continua presente no Parque São Jorge, onde a placa com estes dizeres a homenageia: A você, ELISA, símbolo da torcida corinthiana, sempre presente em nossos corações pela garra, fé e lição de vida. Nossa homenagem em nome de todos os corinthianos. E mais presente ainda com suas próprias palavras: Minha alma também é preta e branca. Sou toda Corinthians por dentro e por fora.

5 comentários:

  1. Me orgulho de ser a primeira bisneta desta grande mulher...
    Kelli Cristina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nega vc ê prima do Samuel me denotícias dele por favor. Eu conheci a elisa sua bisa.

      Excluir
  2. coincidentemente estou fazendo minha conclusao de curso com o tema torcida feminina do corinthians, onde ao explorar a historia dessa incrível mulher, percebo que hoje faz 30 anos que ela partiu... Estou encantada com a sua coragem de ser autentica e viver a vida com alegria e dignidade...

    ResponderExcluir
  3. Eu a conheci,tia de um rapaz que eu gostaria de rever! Samuel dos Santos filho. Se alguém conhecer entre em contato.015 16 991271990 obrigado

    ResponderExcluir