“Todos os times têm uma torcida. O Corinthians é uma torcida que tem um time.”


“O CORINTHIANS SERÁ O TIME DO POVO E O POVO É QUEM VAI FAZER O CORINTHIANS." (Miguel Bataglia, primeiro presidente do Corinthians, na primeira reunião da diretoria, em 1910)






sábado, 5 de fevereiro de 2011

Corintiano não age assim, quem ama o esporte não age assim



Apedrejar ônibus do clube e veículos de jogadores é uma atitude lamentável que não é aprovada por aqueles que torcem realmente para o Corinthians. Todo ato violento deve ser condenado e punido. Corintiano que é corintiano não faz esse tipo de coisa, que é um péssimo exemplo para as crianças, para os adolescentes.

Fiquei entristecido com a desclassificação do Timão. Todo o ano está comprometido. Mas fazer o quê? Vitórias e derrotas fazem parte do jogo. Nas derrotas como essas é que devemos mirar nas nossas grandes conquistas. São as derrotas que fazem com olhemos com maior admiração nossas épicas vitórias. A vitória estará sempre próxima da derrota e vice-versa e é por isso que o esporte é tão cativante, tão emocionante.

 Apedrejar carros e a sede do clube resolve alguma coisa? Escrever palavrões nos muros vai nos dar a chance de disputar a Libertadores deste ano? Depredar as instalações vai fazer com que o nosso presidente seja mais competente?

Entendo que uma pressão que não descambe para a violência é válida. O protesto pode ser pacífico e feito de forma inteligente pode dar resultados positivos. Nossa torcida é muito criativa, talvez a de maior criatividade no Brasil. Poderia aproveitar o jogo deste domingo contra o Palmeiras e mandar sua mensagem para a diretoria, comissão técnica e jogadores de uma forma bem humorada e eficiente.

A Fiel poderia, e aqui não falo apenas das organizadas, mostrar todo seu descontentamento durante a partida, com cânticos e até com vaias, mas jamais partir para a violência. Somos torcedores, não guerreiros. Nosso time é formado por jogadores, não por gladiadores.

A deificiência técnica da qeuipe é notória. Nosso presidente é um torcedor movido apenas pela paixão, que se perde na parte administrativa do futebol e no gerenciamento do clube. Nosso treinador é por demais limitado. Mas nada disso justifica atitudes tomadas por vândalos vestidos com as cores do Timão.

O que a turba fez nesses dias é condenável. Repetindo: quem é verdadeiramente torcedor corintiano reprova estes tristes atos. Uma desfasçatez que merece todo o repúdio do verdadeiro corintiano. Quem é verdadeiramente esportista assilia o duro golpe e arranca forças para seguir em frente exercitando a gostosa sensação de torcer para um time de futebol. Torcer para o Corinthians é melhor ainda. Vamos dar o exemplo para as crianças e adolescentes. Vamos contribuir para a paz no esporte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário